Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Macronutrientes - as proteínas


E eis que, depois um interregno de praticamente uma semana, voltamos aos textos no blogue. Existem alturas em que não estamos tão disponíveis para escrever. Tento que isto não aconteça muito, mas, algumas vezes é inevitável.
Hoje vamos falar de proteínas, outro dos nutrientes de que precisamos em quantidade significativa.
As proteínas são extremamente importantes para o crescimento (especialmente para crianças, adolescentes e grávidas), reparação de tecidos, sistema imunitário, fabrico de hormonas e enzimas essenciais, fornecimento de energia quando não há ingestão suficiente de hidratos de carbono e preservação de massa muscular/massa magra.

As proteínas são formadas por aminoácidos, e é exactamente em aminoácidos que elas se vão transformar depois de as ingerirmos. Existem dois tipos de aminoácidos, os essenciais, que o nosso corpo não consegue produzir, e os não-essenciais, que o nosso corpo produz. As proteínas existentes de alimentos de origem animal contêm todos os aminoácidos essenciais; já as proteínas provenientes de alimentos de origem vegetal contêm apenas alguns dos aminoácidos essenciais.
As proteínas são encontradas na carne (vermelha e branca), peixe, substitutos de carne (soja, tofu, etc.), queijo, leite, frutos secos/oleaginosas, legumes e numa quantidade menor também nos vegetais. 

2 comentários:

  1. Teresa, descobri seu blog há pouco, e estou achando muitíssimo útil essa série de posts sobre macro e micronutrientes. Bastante didática!

    Obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco! Por favor, continue!!! :)

    ResponderEliminar