Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Queques de chocolate saudáveis #1


No Domingo, escrevi na página do Facebook que estava a fazer queques de chocolate saudáveis, e recebi logo imensos comentários e pedidos para publicar a receita. Por isso, e porque hoje é um dia longo, chato e complicado, deixo aqui a receita, sem muito mais palavras.
Quero apenas chamar-vos a atenção para o facto de, apesar de estes queques serem feitos com ingredientes saudáveis e sem açúcar, ainda serem um bocadinho calóricos. Por isso, estou a preparar uma receita de outros queques de chocolate que rondam as 80 calorias. No entanto, mesmo com 136 calorias cada um, estes queques são óptimos para um lanche pré-treino, por exemplo, ou um pequeno-almoço mais apressado.
E, sobretudo, incluir este tipo de comidas mostra-nos que é possível continuar a comer coisas de que gostamos e ter uma alimentação saudável. É tudo uma questão de saber pegar numa receita e dar-lhe a volta. E quem disse que não se pode comer chocolate? Pode. Aliás, da próxima vez que utilizar chocolate numa receita vou falar-vos dos benefícios do cacau.


Queques de chocolate saudáveis #1
(Receita adaptada do site www.bestmoistchocolatecakerecipe.com)
(Rende 9 Muffins)
Ingredientes:
  • 135 gramas de aveia
  • 100 gramas de stevia green granulada
  • 1 ovo
  •  50 gramas de cacau em pó
  •  1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  •  1 colher de café de fermento
  •  1 colher de café de sal
  •  120 mililitros de buttermilk  (leite magro com uma colher de sopa de limão, deixar assentar 5 minutos)
  •  60 mililitros de azeite extra virgem (com pouca acidez)*
  •  1 colher de café de aroma de baunilha em pó
  •   120 mililitros de água a ferver (podem juntar umacolher de café solúvel, acentua o sabor do chocolate)
  •   45 gramas de chocolate negro partido em pedaços pequenos (opcional, não contabilizado no valor nutricional)

Confecção:
1. Triturar a aveia num 1,2,3, bimby, processador de alimentos ou moinho de café. Reservar.
2. Pré-aquecer o forno a 150 graus. Este é um bolo que se cozinha devagar e a baixa temperatura.
3. Juntar todos os ingredientes, excepto a água a ferver, numa taça e mexer, durante um minuto. Em seguida, juntar a água a ferver e continuar a mexer até todos os ingredientes ficarem bem misturados.
4. Despejar a mistura em formas de muffins, previamente forradas com forminhas de papel. Atenção que este bolo pega, é absolutamente necessário utilizar as forminhas de papel.
5. Levar ao forno por aproximadamente 22-23 minutos.

Informação Nutricional (por queque):
Calorias: 136 
Proteínas: 4,1g 
Hidratos de Carbono: 25,1g (dos quais 3,2g fibras e 1g de açucares) 
Lípidos: 8,5g (dos quais saturados 1,7)


Pontos fortes: baixo teor de açúcares, baixo teor de sódio, alto teor de manganésio, alto teor de fósforo

8 comentários:

  1. Ainda não sabia que já tinhas blogue linda:)

    Ficou muito bonito mesmo este queques de chocolate hummm saudáveis ainda melhor vou roubar tua receita:P

    Beijoca

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    Beijinhos

    Vanessa Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa,

      Eu só divulguei na página de facebook, não tenho tido tempo para ir comentar blogues.
      Rouba, rouba e depois mostra. Mas eu ainda vou fazer mais e mais saudáveis.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eheheh! O meu pai comeu dois de seguida ;) Imagina como devem saber bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tive conhecimento do blog hoje, a partir do blog Dieta das Princesas. E gostei muito do que li e vi...estes queques têm muito bom aspecto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,

      Obrigada e muito bem vinda aqui ao blogue. Espero que continue a ler e a gostar.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Isto tem muito bom aspecto mas deve dar muito trabalho a fazer, não?

    ResponderEliminar