Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bananas - informação nutricional, mitos e benefícios


Existe, hoje em dia, a ideia enraizada, e infelizmente defendida por muitos dietistas e nutricionistas, de que as bananas são muito calóricas, engordam e não devem ser comidas por quem quer perder peso/gordura corporal. Com este texto pretendo mostrar alguns dos muitos benefícios que a banana tem para a saúde e desmistificar algumas crenças que, em minha opinião, não tem razão de existir.
As bananas são um fruto originário do Sudoeste da Ásia, actualmente cultivadas em muitos países tropicais, de polpa amarela-clara, macia e doce. São, geralmente, tão apreciadas como mal entendidas.
Comecemos por factos nutricionais: uma banana média tem cerca de 105 calorias. São, de facto, uma das frutas mais calóricas. Mas, serão, no verdadeiro sentido da palavra, calóricas? Não. Só para que tenham uma ideia, as bolachas tem, em média, cerca de 400 calorias por 100 gramas e muito facilmente ingerimos, sem nos apercebermos, mais de 100 gramas de bolachas. Ao passo que com uma banana média, que tem entre 100 e 120 gramas, ficamos satisfeitos. Além disto, mesmo quando queremos perder peso, nós necessitamos no mínimo de 1200 calorias por dia. Assim, é impossível uma banana engordar-nos. Aliás, nada nos engorda por si só. O que engorda é ingerirmos mais calorias do que aquelas que gastamos, mas isso fica para outro texto.
Mas, além da questão calórica, há muito mais que dizer relativamente às bananas. Elas têm um perfil nutricional muito interessante e imensos benefícios para a saúde.
As bananas são uma óptima fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de manganésio, vitamina C, potássio, fibra, biotina e cobre.
No que diz respeito aos benefícios para a saúde, as bananas contribuem para uma boa saúde cardiovascular, pelo seu conteúdo em potássio que ajuda a manter uma tensão arterial e um funcionamento cardíaco adequado. Existem até estudos que demonstram que as bananas podem ajudar a baixar a tensão arterial. Além disto, uma vez que a pouca gordura que têm são sobretudo esteróis, gorduras estruturalmente semelhantes ao colesterol, as bananas podem contribuir para a sua redução e também, devido ao seu bom conteúdo em fibra, para a minimização do risco de doenças cardíacas.  

Apesar de terem um elevado conteúdo de hidratos de carbono e serem doces quando estão maduras, e conterem cerca de 14 a 15 gramas de açúcar, as bananas, ao contrário daquilo que as pessoas costumam pensar, não têm um índice glicémico elevado, antes pelo contrário: o índice glicémico das bananas é 52, o que ainda é considerado como um IG baixo. Pensa-se que isto se deve ao seu conteúdo em fibra, que contribui para regularizar a velocidade da digestão, a conversão de hidratos de carbono em açúcares simples e a sua absorção pelo nosso organismo. Ainda no capítulo ‘fibras’, o facto de as bananas conterem pectina ajuda a que não sejam um fruto indigesto, apesar do seu conteúdo alto em açúcares naturais. Mas os benefícios digestivos da banana não se ficam por aqui, uma vez que elas contêm frutooligossacarídeos, hidratos de carbono ricos em frutose que não são digeridos no nosso sistema digestivo, e, por isso, contribuem para a manutenção de um nível adequado de bactérias ‘boas’ no intestino, ajudando, também, quer na prisão de ventre quer na em situações de diarreia.
Além de tudo isto, as bananas ajudam a combater a depressão, devido a conterem triptofano, um antidepressivo natural que é convertido em serotonina, o neurotransmissor da ‘felicidade’, e, devido ao seu alto conteúdo em vitamina B6, evitam cãibras, regulam o açúcar no sangue, ajudam na perda de peso, protegem de diabetes tipo II, fortalecem o sistema nervoso e ajudam na produção de glóbulos brancos.
E, para terminar, não nos devemos esquecer que as bananas são uma ajuda preciosa no combate aos cravings, devido a contribuírem para a normalização dos níveis de açúcar no sangue e são óptimos snacks saudáveis para andarem sempre connosco, uma vez que são de fácil transporte e não precisam de cuidados especiais.
Espero que este texto tenha contribuído para, de alguma forma, acabar com a má fama que as bananas têm, sobretudo nas dietas de emagrecimento. Posto isto, vai uma banana?

10 comentários:

  1. Muito elucidativo! :)
    Gosto muuito de bananas!

    ResponderEliminar
  2. Vai uma banana sim :)

    Adoro bananas e ontem quando vi a tua publicação no FB fiquei logo curiosa relativamente ao post de hoje porque confesso que tive uma amiga que me disse não tem muito tempo que não devíamos comer bananas porque eram demasiado calóricas, segundo a nutricionista dela.

    Obrigada por nos elucidar :)

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia,

      Infelizmente ainda existe um preconceito muito grande com as bananas. E eu não consigo entender o motivo, uma vez que elas possuem imensas vantagens. De nada, criei o blogue mesmo para isso, para ajudar a desmistificar coisas em relação aos alimentos e dietas.

      Beijinhos

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Concordo planamente com o teu artigo:)

    Mas.... como tudo em excesso faz mal, portanto podem ser consumidas mas com moderação sempre!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Vanessa, mas isso a moderação deve e tem de existir em relação a tudo.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. A minha dúvida sempre residiu no facto de associarem a banana à prisão de ventre... Coisa que eu sofro bastante!!!
    Mas vou experimentar ;-)
    Obrigada pelo post!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Isabel,

      Também isso é um mito, mas deves sempre comer as bananas maduras. Verdes podem, de facto, provocar alguma prisão de ventre.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Teresa,

    Excelente texto! Eu própria sempre ouvi a minha mãe a dizer-me que nao devia comer bananas porque engordavam.... Hoje depois de um curso de bioquimica e um PhD tenho capacidade para saber que isso é mentira! E como descreveu no texto, e muito bem, a banana nâo é o fruto menos calorico de todos mas tem vantagens infindaveis! Só queria também deixar um pequeno acrescimo ao texto, as mulheres tem tendencia a falta de magnesio, e este é extremamente importante durante a gravidez, por exemplo. Por isso a banana riquissima nesse mineral é um bem essencial para nós! Agora, claro, como tudo nunca em exagero! Parabéns pelo blog :) e muito boa sorte neste novo caminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O regimr alimentar que faço actualmente não me permite comer bananas. Logo, há mais de 2 meses que não sei o que é uma banana e ainda por cima é a minha fruta preferida. Comi-a quase todos os dias e agora cortei.
      Mas pela quantidade de ginásio que faço, decidi hoje (há umas horas atrás quando fui às compras) que deveria de comprar bananas. Comprei 2 e vou comê-las em 2 dias diferentes, antes de ir para o ginásio.

      Eliminar