Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lista de Compras



Apesar de continuar com pouco tempo, uma vez que ainda estou em período de avaliações na faculdade, não quero deixar de cá vir escrever alguma coisa.

Hoje resolvi que vou falar-vos sobre o que devemos comprar e ter sempre em casa, se queremos praticar uma alimentação mais saudável e menos processada (e/ou, eventualmente, perder algum peso/reduzir massa gorda). 

Costumo fazer compras no Pingo Doce, no Lidl, no Continente, no Minipreço e no Celeiro. Raramente, também vou ao Supercor, do El Corte Inglés (que adoro, mas evito, devido ao preço ser um pouco mais elevado) e à Makro. E quero, também, quando tiver mais tempo, começar a ir à feira, uma vez que é o melhor sítio para encontrarmos legumes e frutas frescos e biológicos, vindos directamente do produtor, sem serem tão caros como os legumes e frutas biológicos vendidos nos supermercados. 

Então, o que é que eu costumo comprar e ter sempre no meu frigorífico e/ou dispensa? Vou dividir os alimentos por grupos, porque é mais fácilnão me esquecer de nenhum.



Vegetais: alface, tomate, brócolos, feijão verde, cenouras, couve roxa, couve coração, portuguesa ou repolho, abóbora, beterraba, pimentos, courgette, beringela, nabos, xuxu, alho francês, cebolas, alhos. Devemos escolher a maior variedade possível, são óptimos para saltear, cozer e fazer saladas.

Legumes: grão, feijão vermelho, feijão preto, feijão frade (compro secos, demolho, cozo e congelo. É mais saudável do que os de latas e estão sempre prontos a utilizar, na quantidade que quisermos), ervilhas, favas, milho (compro congelados, evito, ao máximo, produtos de lata ou frasco).

Frutas: bananas, morangos, manga, papaia, cerejas, laranjas, maçãs, peras, pêssegos, uvas, frutos vermelhos (amoras, framboesas, mirtilos), melão, meloa, melancia, abacaxi, kiwis. Quando falamos de uma alimentação saudável, não há frutos proibidos. Devemos, tal como nos legumes escolher a maior variedade possível, e ir variando ao longo do dia e da semana. 

Lacticínios: leite magro ou meio gordo, leites vegetais, iogurtes (uso sempre naturais, aos quais juntos frutas, café, canela, mel, stevia, café, etc. Neste momento uso exclusivamente o iogurte grego ligeiro, da marca Milbona, que se vende no Lidl. Quando compramos iogurtes devemos ter em atenção a informação nutricional, as calorias e os ingredientes. Devemos, por exemplo, evitar os iogurtes adoçados com aspartame), requeijão, queijo fresco, queijo A Vaca que Ri Light, queijo mozarella ralado light (vende-se no Continente, mas se usarem normal, tendo em conta que se usa/come em pouca quantidade não faz assim muito mal), queijo flamengo em fatias (por uma questão de gosto pessoal, compro Terra Nostra, mas como raramente, uma vez que não é magro), natas vegetais (de arroz ou aveia, não uso produtos derivados de soja) ou natas ligeiras da Mimosa (são as mais magras do mercado), leite de côco biológico para cozinhar (compro no Celeiro, do Dr. António Martins).

Cereais integrais: quinoa, arroz integral (existe de grão longo e curto e basmati), esparguete, fusilli e couscous integrais, aveia, trigo sarraceno, bulgur, kamut.

Pão: consumo,sobretudo, pão de centeio integral, da marca Rivercote, que compro no Ldil, entre 0,75€ e 0,99 (varia, de Lidl para Lidl). Tenho sempre congelado e retiro quando preciso. Mas também consumo outro tipo de pão, como o alentejano, ou um maravilhoso, de centeio com passas e nozes que há no jumbo. No que diz respeito ao pão, leiam muito bem as etiquetas nutricionais, há pão no mercado com muitos aditivos, que só nos fazem mal. Quanto menos ingredientes, melhor. Afinal, para fazer pão é preciso farinha, água, fermento e sal. Adoro o pão de cereais da Panidor, crocante e delicioso, mas não como muitas vezes,porque não é tão escuro quanto eu gostaria. No meu caso pessoal, não como pão todos os dias, mas o pão não engorda (o que engorda é o que pomos lá dentro), e se for de qualidade é uma fonte de hidratos de carbono complexos. 

Carne: espetadas de peru,  perna e coxa de peru, frango, peitos de frango, bifes de frango, carne de vaca magra, coelho. Eventualmente, fiambre de perú e presunto magro, mas eu não utilizo com regularidade. Se conseguirmos comprar carne biológica, ou criado no pasto, melhor, mas nem sempre é possível.

Peixe: todo e mais algum. Tenham apenas cuidado com o peixe de aquacultura. Ser saudável não é só perder peso, é também ter cuidado com a proveniência das coisas que comemos. Eu compro sempre salmão congelado, porque é selvagem, tento olhar para as etiquetas da peixaria para ver qual a origem do peixe, etc. Podem e devem comprar e comer em atum, em conserva de azeite ou água, bacalhau, camarão (selvagem, mais uma vez). Lembrem-se que o peixe gordo é saudável devido aos ácidos gordos essenciais, não tenham medo de o comer.  

Especiarias e ervas aromáticas: alho em pó, pimenta preta, ervas de Provence, mostarda em pó, mostarda em grão, caril (um dos meus preferidos é o da marca Continente), cominhos, noz-moscada, chili, paprika, orégãos, açafrão, coentros em pó, gengibre, baunilha em pó, etc. Salsa, coentros e hortelã fresca. 

Outros: chocolate preto (sempre mais de 70% de cacau; neste momento consumo o da marca Pura Vida, do Pingo Doce, sem açúcar. Mas há da Jublileu, da Lindt, do Lidl, etc.), cacau em pó (cacau, não é chocolate nem pó para bebidas achocolatadas), mel (tento usar, maioritariamente, do produtor; compro no Algarve, no Verão, e dá-me para metade do ano. O resto do ano compro da marca Dia, no Minipreço, porque é dos que gosto mais em termos de preço/qualidade/sabor), azeite virgem extra (com o mínimo de acidez possível), vinagre balsâmico ou de vinho tinto, stevia granulada em pó [compro no Continente, um pacote (é mesmo pacote, com tampa de rosca, não é frasco nem sticks, os ingredientes de uns e outros são diferentes) de 150g., da marca Canderel, custa 3,99€], mostarda de Dijon, molho de soja (atenção aos ingredientes, há muitos com açúcar), café solúvel, chás, entre outras coisas (que agora não me ocorrem), côco ralado, frutos secos (todos e mais alguns), amendoins, sementes (sementes de chia, linhaça, abóbora, girassol e sésamo fazem parte da minha alimentação diária. Agora quero começar, também, a consumir sementes de cânhamo). 

Tenham em conta que esta é uma lista de compras geral. Quem tem problemas específicos, como intolerância à lactose e/ou ao glúten, deve ter isso em adaptação e adaptar esta lista às suas necessidades. Tal como já escrevi aqui mais do que uma vez, isto é uma partilha pessoa que faço convosco. Não sou nutricionista nem profissional na área, o que como baseia-se no que fui aprendendo ao longo da vida, no que leio, nas minhas necessidades e gostos neste momento e, claro, em conselhos da minha nutricionista. 

14 comentários:

  1. Tenho arroz integral em casa, mas aquilo fica sempre rijo depois de cozido. Algum truque de cozedura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nicole,

      O arroz integral é mais rijo que o arroz normal, pelo que precisa de mais tempo de cozedura. Podemos cozê-lo quer na panela de pressão, quer no tacho normal, sempre um água abundante. Na panela de pressão leva cerca de 45 minutos, no tacho, 1h. Existe um arroz integral, da marca Oriente,de grão longo, que coze bastante depressa. Depois de cozido pode juntá-lo a vários pratos, tal como vegetais ou carne salteada, fazer um refogado de feijão e juntar o arroz. E também pode cozer logo uma grande quantidade de arroz e congelar, é o que eu faço.

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Posso dizer que ajuda demolhar o arroz pelo menos uma hora antes de cozer! :)

      Eliminar
    3. Como é que eu me fui esquecer de referir isso? Claro que sim, demolharo arroz,no caso do integral, é fundamental. Obrigada conteudovazio.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Obrigada pela tua publicação. Quero voltar aos eixos e esta publicação foi muito útil para me guiar em alguns produtos que pretendo comprar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada que agradecer, Melancia. Espero que os meus textos sejam uteís,porque é por isso mesmo que os partilho. Tivesse eu sabido antes uma série de coisas que sei hoje e tinha evitado anos de emagrece-engorda-emagrece, de dietas restritivas, de fome e de cravings incontroláveis.

      Eliminar
  3. Gostei muito desta publicação. Não percebo o porquê das natas e leites vegetais em vez das natas e leites de soja, por exemplo. O que será que há de menos bom na soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seni*,

      Eu não uso derivados da soja por causa dos potenciais efeitos das isofalovas nas mulheres e também pelo facto de ser transgénica/organismo geneticamente modificado. Mas natas de soja também são natas vegetais ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Mana... e soja? Sabes cozinhar? É boa?
    Eu sempre gostei de cubinhos de soja... entra como proteína? Bjuuus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana,

      Não uso soja nem derivados,a não ser o molho de soja por causa dos potenciais efeitos das isofalovas nas mulheres e também pelo facto de ser transgénica/organismo geneticamente modificado.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Parabéns pelo post, Teresa. Está muito completo. Já mostrei o blog a umas amigas.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresa :) Fiquei confusa agora!! Qual é a opção mais saudável? Leite de Vaca ou Leite de Soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa :)
      (é giro dizer o nome de quem tem o mesmo nome que nós)

      Eu opto por não consumir soja nem derivados devido a, actualmente, a soja ser um dos alimentos mais geneticamente modificados que existe. Mas não lhe sei dizer se o de vaca é mais saudável, uma vez que elas também são alimentadas com coisas que não nos interessam para produzirem mais leite. Eu vou alternando leite de vaca do dia (bebo sem lactose porque sou intolerante) com leites vegetais de côco, arroz e amêndoa. Também faço leite vegetal em casa e hei-de falar sobre isso aqui. Mas como iogurtes de vaca e queijo. Por isso, esta questão do leite de vaca e dos leites vegetais vai muito de uma opção pessoa. A Universidade de Harvard fez um estudo a partir do qual retirou os lacticínios da alimentação, mas manteve como inofensivo o consumo de duas doses diárias.

      Um beijinho

      Eliminar