Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Esparguete integral com polvo salteado


Tenho andado cansada e com pouco tempo. Consigo ir actualizando a página do Facebook e do Instagram, porque são coisas que consigo fazer no imediato e de forma rápida. Mas não tenho mesmo tido tempo para actualizar o blogue como gostava. Queria, por esta altura, já ter escrito um texto sobre macro e micro nutrientes, que incluiria as nossas necessidades diárias e a forma de as calcular,outro sobre índice glicémico e o impacto dele no nossos organismo, mas não tenho conseguido. O tempo tem sido pouco e o cansaço muito. 
E hoje, mesmo sendo feriado, a situação mantém-se. Preciso de aproveitar para descansar e preparar o último trabalho da faculdade que me falta entregar.
Por isso, venho aqui, meio a correr (prometendo desde já que, em princípio, este fim-de-semana respondo a todos os emails e comentários) publicar uma receita que está no meu top de receitas preferidas: esparguete integral com polvo. Quero apenas chamar-vos a atenção para os dados nutricionais desta receita poderem não ser os mais exactos; o polvo foi pesado congelado e o esparguete cru. Basta que as bases de dados que eu utilizo considerarem o esparguete e o polvo cozidos, para que os dados já não sejam exactos.


Esparguete integral com polvo salteado
(para 4 pessoas)

Ingredientes
  • 1 polvo congelado com mais ou menos 1 quilo
  • 225g de esparguete integral
  • 2 colheres de sopa (30ml) de azeite extra virgem 
  • 3 dentes de alho picados
  • Salsa e coentros salteados q.b.
Confecção
1. Arranjar o polvo e cozê-lo, em água abundante com uma cebola inteira, com casca, durante aproximadamente 35min. Retirar o polvo da água, reservando-a e cortar o polvo em pedaços. Nunca costumo juntar sal porque, regra geral,o polvo tem sal suficiente
2. Cozer o esparguete na água de cozer o polvo. Retirar e reservar alguma água da cozedura.
3. Numa frigadeira, picar 3 dentes de alho, salteá-los com o azeite e juntar o polvo, deixando saltear uns minutos. Temperar com alho em pó e pimensa, juntar o pesarguete e envolver bem. Juntar salsa e coentros q.b., retirar do lume e comer.



Informação Nutricional (por pessoa):
Calorias: 475
Proteínas: 45,5g 
Hidratos de Carbono: 44g (dos quais 3,75g fibras e 3g de açucares)
Lípidos: 11,85g (dos quais saturados 1,9g, monoinsaturados 5,9, polinsaturados 1,4 e colesterol 120mg)

Pontos fortes: baixo teor de açúcares, baixo teor de gorduras saturadas, baixo teor de sódio

Sem comentários:

Enviar um comentário