Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Macro e micronutrientes - o que são?


Quando queremos perder peso, quando fazemos reeducação alimentar ou quando queremos, apenas, ter uma alimentação mais saudável, convém termos noção de alguns conceitos essenciais na área da nutrição. Dois destes conceitos são os macro e os micronutrientes, sobre os quais vou falar neste texto.
Em primeiro lugar, os nutrientes são os elementos que constituem aquilo a que chamamos alimentos, necessários para o crescimento, metabolismo e outras funções corporais e responsáveis pelo crescimento e pela manutenção de reacções bioquímicas essenciais ao funcionamento do organismo humano.
No que diz respeito à nossa alimentação, os nutrientes dividem-se em dois grandes grupos, o grupo dos macronutrientes, constituído pelas proteínas/prótidos, hidratos de carbono/glúcidos e gorduras/lípidos, e o grupo dos micronutrientes, constituídos pelas vitaminas e minerais. Cada um dos macro e micronutrientes exerce uma função específica (e importante) no organismo e a nossa saúde e bem-estar físico e mental dependem do consumo correcto que fazemos dos nutrientes.


Os macronutrientes são nutrientes de que necessitamos diariamente em grandes quantidades e são responsáveis por nos fornecer calorias e/ou energia. Além disto, estes nutrientes são responsáveis pela formação e manutenção dos músculos, sangue e órgãos. Tal como já referi, o grupo dos macronutrientes é constituído pelas proteínas, hidratos de carbono e gorduras.
Já os micronutrientes são nutrientes de que necessitamos em quantidades pequenas, mas que, apesar disso, são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo, alguns deles, essenciais para uma correcta utilização dos macronutrientes pelo nosso organismo.

Tendo em conta que ainda há muita coisa para dizer relativamente a este assunto, optei por dividir o texto, para não ficar muito grande e aborrecido. Assim, nos próximo texto sobre este assunto irei falar sobre cada um dos macro e micronutrientes, os alimentos onde os podemos encontrar, a forma de calcularmos a necessidade diária que o nosso organismo tem de cada um deles e a maneira de calcularmos quanto estamos a ingerir de cada macronutriente de cada vez que comemos um alimento. 

1 comentário: