Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sopa de alface e batata doce

             

         Durante muitos anos (mais de 10), sempre que queria emagrecer e entrava em dietas restritivas, achava que só ia conseguir perder peso se me limitasse a comer sopa ao jantar. Gosto de sopa, sempre gostei de sopa, mas, regra geral, quando comia apenas sopa ficava com fome, pouco satisfeita com o jantar e acabava por, uns dias ou semanas mais tarde, ter desejos e fomes irracionais, que me faziam comer coisas que não devia. E, com tantos anos a comer apenas sopa ao jantar por obrigação, acabei por me fartar um pouco.
        Por isso, desta vez, quando mudei não só a alimentação como a forma como me relaciono com a comida e com os alimentos, decidi que ia voltar a jantar. Apetecia-me voltar a comer ao jantar. Claro que opto sempre por comidas saudáveis, em geral grelhados ou assados com salada ou legumes salteados, mas janto. No entanto, de há uns dias para cá, comecei a sentir saudades de sopa. Tal como disse, sempre gostei, apenas estava cansada pela exaustão de tantos anos a comê-la ao jantar. E hoje decidi fazer uma sopa. Falei dela no facebook e muitas pessoas se mostraram interessadas na receita. Por isso, aqui fica a minha receita de sopa de alface com batata doce. Infelizmente não consegui tirar foto do resultado final, mas estava boa, saborosa e aveludada.


Sopa de alface com batata doce
(para 6 doses)

Ingredientes
  • 50g de alface
  • 1 batata doce
  • 3 dentes de alho (grandes) 
  • 3 cenouras médias
  • 1 cebola pequena
  • 1 courgette média
  • 30ml de azeite
  • Sal q.b.
  • Coentros
Confecção (Bimby)
1. Deitar os legumes no copo da bimby, encher com água até atingir a marca dos 2 litros, juntar o sal e o azeite e cozer os legumes na velocidade 1, temperatura 100, durante 30 minutos.
2. Quando os legumes estiverem cozidos, triturar a sopa, durante 3 minutos, nas velocidades 3-5-7-9 (30 segundos na velocidade 3, 45 segundos na velocidade 5, 1m15s na velocidade 7 e 1 minuto na velocidade 9) 
3. No final, juntar coentros frescos e triturar 10 segundos na velocidade 5, deixar arrefecer um pouco e servir.

Confecção (não-Bimby)
1. Deitar os legumes numa panela, cobrir com água, temperar com sal e levar ao lume durante 30 minutos.
2. Quando os legumes estiverem cozidos, triturar a sopa com a varinha mágica até que fique um puré cremoso e sem grumos. 
3. No final, juntar coentros frescos, triturar mais um pouco com a varinha mágica e juntar o azeite (que não deve ferver). Tapar, deixar arrefecer e servir.

Informação Nutricional (por dose):
Calorias: 115
Proteínas: 2,2g
Hidratos de Carbono: 17g (dos quais 3,7g fibras e 8,1g de açucares)
Lípidos: 4,8g (dos quais saturados 0,7g, colesterol 0mg)

Pontos fortes: isento de colesterol, alto teor de fibra, muito alto teor de vitamina A e vitamina B6, alto teor de vitamina C

3 comentários:

  1. Vou experimentar isto, embora não possa comer cenoura cozida ou batatas mas mesmo assim quero experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei sopa de batata-doce, fica mesmo bom? Se sim tenho de experimentar;)
    Beijinhos,
    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelente! Vou fazer com certeza ;)

    ResponderEliminar