Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O início e uma fotografia motivacional



Estou há muito tempo a planear este blogue. Demorou porque quis, e quero, fazer uma coisa bonita, com pés e cabeça, que seja, ao mesmo tempo, leve, despretencioso e interessante, mas também sério, rigoroso e profissional

Não vou escrever, neste primeiro texto, sobre quem sou, porque isso pode ser lido na página 'Eu'. Mas vou escrever sobre o que me motiva: partilhar com vocês o meu caminho, o meu percurso, no que diz respeito a perder peso e a ter uma vida mais saudável.

Depois de alguns avanços e recuos, no dia 25 de Março deste ano decidi mudar a sério, e mudar definitivamente. Esta mudança aconteceu por ter percebido que não queria passar o resto da minha vida em dieta, a perder e ganhar peso, mas também porque percebi que queria ser saudável. Durante anos fiz dietas restritivas, algumas passadas por nutricionistas, sem terem em consideração os meus gostos e os meus hábitos, outras desenhadas por mim, mas, também essas, muito restritivas. Claro que todas elas tiveram algum sucesso porque perdia peso no início, mas todas elas falharam porque, ao serem muito restritivas e privarem-me de comer muitas coisas de que gosto e preciso para me sentir bem, eu acabava por desistir e, por vezes, engordar mais do que o que tinha perdido. Cheguei à alimentação que faço actualmente (e que podem conhecer aqui) lendo, pesquisando e seguindo algumas orientações da minha nutricionista.

Não vou escrever muito mais por hoje; este é apenas o primeiro texto deste blogue. Não quero que seja chato, longo nem maçador, mas sim apelativo. A foto que acompanha este texto é uma montagem de duas fotos que ilustram a minha evolução; entre ambas há uma diferença de cerca de 18 quilos e quase 1 ano e meio. Mas eu quero chegar muito mais longe. E sei que vou chegar. Sem pressas. Com uma alimentação saudável, que me deixa saciada, satisfeita e sem cravings, coisa que nunca me tinha acontecido.

Antes de terminar, quero só dizer-vos que, se querem/precisam de perder peso, não se conformem com dietas restritivas, nutricionistas e personal trainers que vos dizem que só vão emagrecer se fizerem uma dieta muito rígida e vos cortam todas as coisas que vos dão prazer comer. Não, não podemos comer batatas fritas nem pizzas nem bolachas e chocolates a toda a hora, porque isso não só engorda, como faz mal a muitas outras coisas. Mas podemos, e devemos, comer coisas saudáveis, saborosas e apetitosas, fazendo algumas alterações na nossa alimentação, nos alimentos que comemos e nas receitas que habitualmente seguimos. Por isso, procurem, procurem e procurem até encontrarem alguém que vos trace um plano que seja individualizado, feito à vossa medida e vos faça sentido.

Neste blogue, vou mostrar-vos o que faço para perder peso através de uma alimentação saudável, partilhando receitas e escrevendo sobre assuntos que, normalmente, suscitam muitas dúvidas. Mas lembrem-se sempre que, por mais boa vontade que eu tenha, e por mais que leia e goste de partilhar informação, não sou nutricionista nem tenho formação na área. Isto é (apenas) o que eu faço e me faz sentido, neste momento da minha vida. Este é, tão só, o meu caminho, que eu decidi que quero partilhar com vocêsAcompanham-me?

22 comentários:

  1. Parabéns Teresa! Muito boa sorte para atingir os seus objectivos. Desejo que o blog seja um sucesso :) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nádia :) Espero contar consigo por aqui mais vezes. Um beijinho

      Eliminar
  2. Parabéns ;-)
    Acompanho de certeza!!!! Espero conseguir o mesmo, uma grande força de vontade de...mudar!!
    Desejos de muito sucesso!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá! O blogue está lindo mesmo. :) Parabéns!

    Eu também preciso de uma pequena reviravolta na minha alimentação, vou apostar em algumas das tuas receitas. Muito Sucesso**

    Beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera,

      Responsabilidade tua, o blogue estar lindo :) por isso, obrigada.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Estou aqui para te acompanhar!
    Beijinhos

    Dora

    ResponderEliminar
  5. Que bom! Cá estarei para te ler, para perguntar e para aprender!

    ResponderEliminar
  6. E eu, igualmente, cá estarei. Este teu primeiro texto é, sem dúvida, uma inspiração e augura muito sucesso!
    Beijinho, S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida,

      Tu és uma das coisas boas que esta caminhada me trouxe. E eu não tenhopalavras para ti. Não tenho mesmo. Por isso, obrigada e um beijinho enorme.

      Eliminar
  7. Olá Teresa, que inspiração para sermos mais saudáveis! Parabéns e muito sucesso!...já a "conhecia" do grupo NSF e raramente comento as publicações, mas estava ansiosa pelo blog!
    Ah e Obrigada pela partilha!

    Beijinhos grandes,
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,

      Obrigada pelas palavras :) espero que continue a gostar do blogue.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. :)) Seguindo o exemplo da mana mais velha... mas ainda sinto fome e cravings =P
    Também ainda vou no segundo dia de dieta... hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e agora? Já vais no quarto ou quinto dia, como vai isso? Não é dieta, é reeducação alimentar ;)
      Beijinho

      Eliminar
  9. Olá Teresa
    Estou a ler o seu blogue faz agora 5 minutos e já ganhou mais uma fã!
    Eu comecei a minha reeducação alimentar na 2.ª feira.. ainda tenho momentos de gula..mas ACREDITO que desta é de vez! A juntar a isso tb iniciei o ginásio!!!
    Por isso certamente que não a deixei de seguir.. 18 kilos... é muito bom!
    Eu preciso de perder 30!
    Mas vou colocando metas de 10 para não senti uma pressão maior!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liliana,

      Ainda bem que está a gostar e obrigada. Eu costumo dizer que ainda agora comecei e quero que isto se torne muito maior :)
      A mim ainda me faltam perder cerca de 25/30 quilos, também. Não devemos colocar muita pressão; com alimentação saudável os quilos vão desaparecendo e, como os hábitos vão mudando, não voltam.
      A gula acredito que vá desaparecendo com o tempo. Mas também não nos devemos privar em absoluto. Por exemplo, na Sexta comi caracóis e uma bifana no pão (levei de casa pão integral de centeio e sementes com queijo vaca que ri light, alface e tomate, e depois juntei a bifana).

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Se não gostarmos de nós, quem gostará?

    Já li tudo o que escreveu, e deixe-me que lhe diga que podia ter sido eu a escrevê-lo...
    Mas também eu já "acordei" para a vida.
    Vou voltar mais vezes certamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Espero vê-la por aqui mais vezes :) e ainda bem que se identifica com o que tenho escrito.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Vou acompanhar sempre com muito gosto, pois pelo que vejo temos muito de acordo no que diz respeito a reeducação alimentar:)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar